Segundo Reinado
Vamos falar do Segundo Reinado que é a fase histórica do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II. Inicia se em 1840 e tem seu término em 1889 com a Proclamação da República. Foi marcado por muitas mudanças sociais, políticas e econômicas no Brasil. No final da decáda de 1880 com a crise do Império era necessário a implantação de uma nova forma de governo que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais, ai que se inicia a República Velha.
1- As principais características do II Reinado debatendo sobre as questões relacionadas a escravidão, industrialização e economia no governo de Dom Pedro II.
O segundo reinado é um período na história do Brasil que durou 49 anos (1880-1889) que iniciou com o Golpe da Maioridade que é quando Pedro de Alcântara, com 14 anos de idade conseguiu ocupar o posto máximo do poder executivo nacional graças a um bem arquitetado golpe promovido pelos grupos políticos liberais. Até então, os conservadores (favoráveis à centralização política) dominaram o cenário político nacional.E terminou em 15 de novembro de 1889, quando o império foi derrubado pela Proclamação da República. É associado a tranquilidade política e prosperidade econômica. Ocorreram poucos conflitos e revoltas. Esse período sem conflitos foi uma série de arranjos entre as elites políticas. A economia brasileira que estava em crise desde a Independência, encontrou no café o produto capaz de estabilizar a balança de exportação-importação. Foi marcado pela disputa política entre liberais e conservadores:
Liberais: * Defendiam a autonomia das províncias.
* Queriam uma menor autoridade do poder central.
* Apoiavam a produção para o mercado externo.
Conservadores: * Defendiam a total centralização do poder.
*Apoiavam a produção para o mercado interno. D. Pedro II fazia ora a dissolução do ministério, ora da Câmara dos deputados.