Determinação da umidade do Açucar
Introdução
Frequentemente, as substâncias sólidas encontradas na natureza contêm água. Os materiais sólidos podem conter água quimicamente ligada ou como contaminante proveniente da atmosfera ou da solução em que a substância se formou. Em todos os casos,a água participa da composição da amostra. Essa composição pode ser afetada pelo tratamento ao qual a amostra foi submetida antes da análise química e pelas condições ambientes, uma vez que o teor de água pode variar de acordo com o estado de divisão do material, da umidade e da temperatura.
Para quantificar o teor de água, a amostra é submetida à ação do calor para a eliminação da água e depois é comparado o peso da amostra antes e depois da secagem, obtendo-se a massa de água originalmente presente na diferença. A eliminação de água por dessecação ocorre a temperaturas variáveis: quanto maior for a energia envolvida na ligação, maior a temperatura.
A determinação da umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade e composição, e pode afetar a estocagem, embalagem e processamento.
A água pode estar no alimento em duas formas: livre ou combinada. Em geral, a determinação de umidade, que parece ser um método simples, torna- se complicada em função da exatidão e precisão dos resultados. As dificuldades encontradas, geralmente, são as seguintes: separação incompleta da água do produto, decomposição do produto e perda das substancias voláteis.
Objetivo: Determinar a umidade que se encontra no açúcar.
Materiais e Reagente
Cadinho;
Estufa;
Dessecador;
Balança analítica;
Pinça metálica;
Espátula;
Açúcar.
Método
Foram colocados 3 cadinhos de porcelana na estufa a 120 °C por 40 minutos, após atingido o tempo estabelecido na estufa os 3 cadinhos foram colocados em dessecador com auxilio da pinça metálica por 30 minutos.
Após o processo de