Estudante
O mel é o único produto doce que contém proteínas, diversos sais minerais e vitaminas essenciais à saúde. É um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais. O mel é um dos poucos alimentos com ação bactericida, que contém em porções equilibradas: fermentos, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos.
Basicamente, o mel é constituído de água, açúcares, sais minerais, vitaminas, enzimas, hormônios, proteínas, etc. Cerca de cem gramas de mel contém 17,2% de água, 0,4% a 0,8% de proteínas (aminoácidos), 81,3% de açúcares compostos, de 38,19% de frutose; 31,28% de glucose; 5% de sacarose; 6,83% de maltose e outros dissacarídeos, e o restante de amidos e outros polissacarídeos. A eles se agregam 3,21% de vitaminas, sais minerais e oligoelementos (nutrientes).
O mel contribui para nossa saúde com potássio, ferro, cobre, manganês, silício, cloro, cálcio, sódio, fósforo, alumínio, magnésio, enxofre, iodo entre outros. Dependendo do teor de água, o mel fornece cerca de 3.150 a 3.350 calorias por quilo, além de conter vitaminas, como B1, B2, B5, B6, E, K, A e C. O pH do mel é de 3,9.
A)DETERMINAÇÃO DE ACÚCARES REDUTORES: Os açúcares redutores possuem grupos aldeídos e cetonas livres na sua estrutura podendo assim sofrer reação de oxidação, já os açúcares não redutores (como a sacarose) possuem esses agrupamentos interligados por uma ligação glicosídica e se tornam redutores a partir do momento em que sofrem hidrólise ácida formando D- glucopiranose e D-Frutopiranose.
Usamos a solução de Flehling, que em meio alcalino é reduzido a óxido cuproso formando um precipitado vermelho.
B) DETERMINAÇÃO DE AÇÚCARES NÃO REDUTORES:
C) UMIDADE: Já que a água é o 2º componente do mel, é necessário que se faça o determinação de umidade. A qualidade do mel está associada a viscosidade, maturidade e conservação. Usamos um refratômetro que consiste em: um equipamento para laboratório utilizado para teste e controle em laboratórios,