Joao canabrava
Objetivo: A determinação de acidez pode fornecer um dado valioso na apreciação do estado de conservação de um produto alimentício. Um processo de decomposição seja por hidrolise, oxidação ou fermentação, altera quase sempre a concentração dos íons de hidrogênio. Os métodos de determinação da acidez podem ser os que avaliam a acidez titulavel ou fornecem a concentração de íons de hidrogênio livres, por meio do pH. Os métodos que avaliam a acidez titulavel resumem-se em titular com soluções de alcalinidade padrão da acidez do produto ou de soluções aquosas ou alcoólicas do produto e, em certos casos, os ácidos graxos obtidos dos lipídios. Pode ser expressa em mL de solução molar por cento ou em gramas do componente acido principal.
Material
Proveta de 100 mL, frasco Erlenmeyer de 125 mL, bureta de 25 mL, balança analítica, espátula metálica e pipetas volumétricas de 1 e 10 mL.
Reagentes
Solução fenolftaleína
Solução de hidróxido de sódio 0,1 M ou 0,01 M
Procedimento
Pese de 1 a 5 g ou pipete de 1 a 10 mL da amostra, transfira para um frasco Erlenmeyer de 125 mL com o auxilio de 100 mL de água. Adicione de 2 a 4 gotas da solução fenolftaleína e titule com solução de hidróxido de sódio 0,1 ou 0,01 M, ate coloração rósea.
Cálculo
V = no de mL da solução de hidróxido de sódio 0,1 ou 0,01 M gasto na titulação
F = fator da solução de hidróxido de sódio 0,1 ou 0,01 M
P = no de g da amostra usado na titulação c = Fato de correção para solução de Na OH 1 M, 10 para solução Na OH 0,1 M e 100 para solução
Na OH 0,01 M.
VxFx100 = Acidez titulavel P
Nota: no caso de amostras coloridas ou turvas, para a determinação do ponto de viragem,
Utilize método potenciometrico
Aplicável para: Frutas Cristalizadas, cerejas marasquino/confeitada s, açúcar finíssimo/granulado, glucose, fondant, frutas