Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco chapman.
Pode ser útil em Obtenção de materiais para construções em geral, Construção de estradas, corte em geral e minas a céu aberto, Fundações de Edifícios, Obtenção de água subterrânea, Barragens de terra e aterros em geral, Túneis e escavações subterrâne. 2- O que você entende por áreas de riscos geológicos?
Áreas de risco geológico está associado aos fenômenos geológicos inerentes à estrutura do planeta Terra e aos níveis de probabilidade de um acidente geológico ocorrer na crosta terrestre. Esses acidentes podem gerar perdas naturais e humanas. Exemplos: Avalanches, derrocadas, escorregamentos de terras;
Vários tipos de fenômenos glaciares e de degelo em regiões frias;
Erupções vulcânicas e fenômenos associados ao vulcanismo;
Sismos, tsunamis e ruptura ao longo de falhas geológicas ativas;
Variações do nível freático e subsidência. 3- Quais são as principais camadas que forma a terra? Descreva-as.
A Terra é classificada em três tipos de camadas, que são divididas de acordo com certos critérios químicos e físicos. De forma simplificada, a Terra é formada por uma camada externa, um manto viscoso e um núcleo na parte mais interna.
A camada externa, denominada de crosta terrestre, é a camada cuja espessura vai de 5 a 30 km. Existem diversos tipos de crosta, no entanto, os principais são a crosta continental e a oceânica.
O manto é uma camada essencialmente viscosa, composto por substâncias ricas em ferro e magnésio. Ele apresenta temperaturas que podem variar de 100º Celsius a 3500º Celsius.
O núcleo é a