Arquitetura
Peter Eisenman
Slide 2:
Peter Eisenman, nasceu 1932 (New Jersey). Conhecido mundialmente com “pai do descontrutivismo”, já que as suas praticas e teóricas são voltadas a esse movimento, estudou bastante suas teses antes de colocá-las em prática. Suas publicações foram inspiradas em filósofos como Jacques Derrida, e também é classificado com um crítico da arquitetura.
Casa Guardíola
Slide 3:
A maneira que Eisenman encontrou para despertar o sentimento de desestabilidade nas pessoas e gerar novas respostas, foi distorcer as formas e espaços, fazendo com que elas se sintam desconfortáveis diante de suas obras, já que para ele esse é uma experiência vital para a arquitetura.
Museu do Holocausto
Slide 4:
Peter Eisenman entra em uma nova fase no final dos anos 90. O arquiteto teve seu primeiro contato com o instrumento precisamente em 1992 e a partir daí os programas, como exemplo AutoCad, tornaram muito mais cômodos a realização de projetos e permitindo cada vez mais formas mais ousadas. Com a chegada do Autocad, ele afirma que a sua arquitetura sofreu mudanças sim, isso porque a sociedade contemporânea está também em constante mudanças. Os costumes dos anos 70 já não seriam mais os mesmo dos anos 90.
Maquete da Cidade da Cultura
Slide 5:
Hoje, o interesse do arquiteto é voltado para formas arquitetônicas distorcidas, curvadas e estruturadas em que os softwares ajudam bastante. Apesar dessa mudança, o seu conceito de provocar sensações nas pessoas persiste em sua obras,já que sua intenção não é que os espectadores observem apenas a forma, mas que também que eles se comuniquem com a edificações e sintam sua vibração.
Wexner Center for Visual Arts
Slide 6:
Reflexão:
“Não sou rebelde, obedeço ao meu próprio ritmo. Consigo continuar a construir. Construo um em cada vinte projetos que desenho, mas prefiro esta solução a repetir continuamente o que já tinha feito anteriormente.” (Peter Eisenman, 1991).
“Procuro