Critérios de avaliação de resultados de p & d
LUIZ OTÁVIO SINIMBÚ DE LIMA[1]
MÁRIO ALBERTO ROCA MARTINS FILHO[2]
1. INTRODUÇÃO
Por força da Lei 9.991/2000, as empresas de energia elétricas disponibilizam compulsóriamente cerca de 1% da ROL para custear atividades de P&D. O objetivo é incentivar inovações tecnologicas para o setor elétrico. Em resposta, as empresas do setor passaram a custear pesquisa e desenvolvimento. Em seis ciclo, a Eletronorte disponibilizou R$ 200.000.000,00. Qual foi o retorno para empresa? Quais os resultados alcançando em decorrência de P&D? Como medir o ganho ou a perda? Esse é desafio enfretando pela empresa.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Estabelecer um sistema de avaliação de resultados de programas de P&D para Eletronorte, definindo indicadores de resultados de projetos de P&D, nas dimensões: técnica, econômica e ambiental.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Identificar falhas nos filtros de definição de necessidades;
b) Definir indicadores para mensurar ganhos técnicos e econômicos dos projetos;
c) Definir indicadores para mensurar ganhos intangíveis dos projetos.
3. RESULTADOS
A visão, missão e valores da empresa se apoiam nas perspectivas financeira, clientes e mercado, processos internos e pessoas e aprendizado sem explicitar os resultados da inovação de P&D. Conforme observamos no mapa estratégico da Eletronorte, abaixo.
[pic]
Figura 3a: Mapa Estratégico da Eletronorte..
É importante medir resultados pela severidade e frequência de falhas e qualificação do quadro funcional. Isso justificado pelas perdas nos sitemas de geração e transmissão decorrentes de falhas em sistemas elétricos de potência, que geram indisponibilidade e multas. Os projetos de P&D são fundamentais para prevenir perdas maiores. É o que busca a organização.
O quadro abaixo, resume a relação entre os indicadores propostos e o mapa estratégico da empresa:
|MATRIZ DE INDICADORES E MAPA ESTRATÉGICO