Determinação da massa especifica do agregado miudo
A Determinação da Massa Específica do Agregado Miúdo por meio do frasco Chapman, foi feito por meio de estudos no Laboratório de Pesquisas, Materiais e Estruturas do CEULP/ULBRA, aplicado no dia 23/02/2013 pela turma 0533, com orientação e auxílio da professora Gabriela Coelho. O ensaio foi realizado conforme a NBR 9779/1987 NM 52:2006, com o título de Agregado Miúdo - Determinação da Massa Específica e Massa Específica Aparente.
A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e sem volume, excluindo os poros permeáveis, então é a densidade do agregado sem nenhum vazio, que não possui espaços entre os grãos. A massa específica é como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço (tanto internamente quanto externamente).
Considerando a norma estabelecida e as observações foi possível determinar a massa específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman.
2.0 OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo o aprendizado e o conhecimento de como determinar a massa específica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman, realizando o experimento necessário.
3.0 METODOLOGIA
3.1 NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES * ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9776 - Agregados - Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman. * ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 7211 - Agregados para concreto - Especificação. * ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 7216 - Amostragem de agregados - Procedimento.
3.2 EQUIPAMENTOS E MATERIAIS * Frasco Chapman; * Balança com precisão de 0,1g; * Pipeta; * Funil de vidro.
3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Ensaio realizado conforme a NBR 9779/1987 NM 52:2006. * Colocar água no Chapman até a marca de 200 ml; * Colocar 500g de material seco em estufa no Chapman e agitar, para retirar as bolhas de ar; * Anotar a leitura final do Chapman (L); * Repetir o