Determinação da massa específica do agregado miúdo e graúdo
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO GRAÚDO
Palmas – TO
2012
Maria Bomfim Barbosa Da Silva
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO GRAÚDO
Relatório apresentado como requisito parcial da disciplina de Tecnologia do Concreto referente ao ensaio realizado em laboratório, e coordenado pela professora Gabriela Coelho Pedreira para a turma 0533 do curso de Engenharia Civil no CEULP/ULBRA.
Palmas – TO 2012 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 5
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 6
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
CÁLCULOS 8
OBSERVAÇÕES 9
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
Estes ensaios foram realizados de acordo com a norma NBR NM 52 no dia 11 de agosto de 2012 no laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/ULBRA.
Foi-nos apresentado o agregado miúdo e graúdo que seriam utilizados nos ensaios e todos os equipamentos necessários para a realização dos ensaios.
Massa específica é a densidade do agregado sem nenhum vazio, ou seja, não inclui poros permeáveis e não possuem espaços entre os grãos. A massa específica e como se o agregado fosse totalmente comprimido de forma que não houvesse nenhum espaço (tanto internamente quanto externamente).
OBJETIVO
Estes ensaios têm como objetivo determinar a massa específica dos agregados graúdos e miúdos, pois é importante para sabermos o cálculo real produzido de concreto e argamassas.
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Agregado Miúdo * Frasco de Chapman. * Balança com precisão de 0,1g. * Pipeta. * Funil de vidro.
Agregado Graúdo * Proveta * Balança com precisão de 0,1g. * Pipeta. * Funil de vidro.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Agregado Miúdo * Colocar água no Chapman até a marca de 200 ml. * Colocar 500g de material seco em estufa no Chapman e agitar para retirar as bolhas de ar. * Anotar a leitura final