Auditoria de redes
O seu primeiro contacto com o rap foi em 1999, quando o seu irmão mais velho de nome Nilton Mubusso (o Verbos, ex-integrante do colectivo 911 Estúdio Génerico), fez ouvir-lhe grupos como Mobb Deep, Wu-Tang Clan, Gangstarr, Cella Dwellas, Flip Mode Squad, OGC, Dr. Dre, Snoop Dogg, Nas, De La Soul,Talib Kweli,Mos Def,Black Company, Boss AC.
EddY foi ganhando gosto pelo ritmo e no ano de 2002 com um grupo de amigos do seu bairro, começou a interpretar letras de rappers como Ludacris, Eminem, Def Squad, The Roots, Wu- Tang Clan.
Em 2004 forma junto com Young V e ZB o grupo de nome SDR (Soldados Da Rua), e gravam o seu primeiro som no extinto estúdio da MG Produções, produzida por Bênção Assassina (membro do grupo Triplo 6). No mesmo ano o grupo entrou em colaboração com outros grupos de emecees da mesma escola, nomes como Islamic, 2nd God, Sodoma, Lirical Soldiers,NMC,Banks.
Em 2006, o grupo SDR passa a trabalhar como afiliados da então 911 Estúdio Genérico, onde gravaram músicas que tiveram destaque no programa Hip Hop Time.Nesse mesmo ano EddY começa a produzir instrumentais juntamente com o seu amigo Islamic.
Em 2007, EddY perde o pai, que era um dos impulsionadores naquilo que fazia. No ano seguinte EddY retoma com a escrita e vai gravando alguns mixtapes para internet ,e trabalhando com afinco para tornar os seus beats em algo mais consistente.
No ano de 2009, volta aos estúdios, desta numa colaboração com o grupo Linha Pura e o rapper Young V seu companheiro do grupo e gravam o som Meu Bairro, que foi produzido por ele, no mesmo ano EddY MC é convidado por Fresh Boy e Hood Prof para fazer parte do Projecto Ultima Fase, onde gravaram algumas músicas.
E é nesse mesmo ano que EddY