Avaliação
RESUMO
O presente artigo busca analisar e refletir sobre as formas através dos quais a avaliação vem sendo usada nas escolas e com isso buscar novos elementos para a compreensão da maneira correta de usar a avaliação. Este instrumento foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e o problema a ser pesquisado foi definido considerando-se a perspectiva construtivista e o como avaliar nesta vertente. Os educadores têm necessidade de se assegurar sobre posturas avaliativas no contexto educacional em que estão inseridos para que o aluno seja respeitado e encaminhamentos eficazes sejam adotadas . A avaliação deve estar voltada para a reflexão e não punição. A escola é lugar de aprender, e aprender inclui errar. Tratar essas informações no processo avaliativo significa ler, analisar e utilizar os resultados obtidos durante e ao final do processo. Assim, a avaliação deve transformar-se em momentos constantes de compreensão das dificuldades dos alunos e no oferecimento de novas oportunidades de aquisição de conhecimento. Seus resultados devem servir para orientação da aprendizagem, cumprindo uma função eminentemente educacional.
Palavras-chave: Concepção. Formas. Instrumentos
Introdução
A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para correções necessárias.
Segundo Luckesi, “a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”.
Sousa (1993) destaca como finalidade principal da avaliação o fornecer sobre o processo pedagógico informações que permitam aos agentes