Relat Rio 1 Determina O Da Massa Unit Ria E Massa Especifica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Andre Leon
Eliara Dallo
Carla Beatriz Pereira da Silva
Mirelly Borba
Raphael Matos Braga
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DO CONCRETO
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA E MASSA UNITÁRIA DE AGREGADO MIÚDO
Palmas
2014
1. Objetivos
Prescrever o método para determinação da massa específica através do Frasco de Chapman, e o método para determinação da massa unitária de agregados miúdos para concreto.
2. Introdução O ensaio de determinação de massa especifica é normatizado pela NBR 9776, e através do frasco de Chapman, tem por objetivo a determinação da massa específica de agregados miúdos.
Massa específica é definida como sendo a massa das partículas do agregado que ocupam em uma unidade de volume (sem espaços vazios) na qual obtemos através da relação entre massa do agregado seco em estufa (entre 100 a 110 graus), sobre o volume apontado no frasco de Chapman (após acrescentar água ao agregado), subtraindo o volume de água utilizada para saturação do material.
O ensaio de determinação de massa unitária é normatizado pela NBR NM 45 e tem como por objetivo determinar a forma de encontrar o volume de vazios dos agregados graúdos e miúdos soltos ou compactados e sua massa unitária.
Massa unitária é a relação existente entre a massa do agregado colocado no recipiente e o volume deste recipiente. Vazios, comumente conhecidos por poros, são parcelas de ar existentes entre os agregados por não se encaixarem inteiramente.
3. Normas Técnicas Pertinentes
NBR 9776 - Agregados - Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman - Método de ensaio.
NBR NM 45 - Agregados - Determinação da massa unitária e do volume de vazios.
4. Materiais
4.1. Os materiais utilizados no primeiro ensaio foram:
Balanças de Precisão
Béquer
Frasco de Chapman
Funil
Pipeta
4.2. Os materiais utilizados no segundo ensaio foram:
Agregado Miúdo (areia)
Recipiente metálico
Trena
Pá Metálica