1 A Administra O E Seu Significado
A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, com intermédio de outras pessoas para realizar objetivos.
Administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamados processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. Esses cinco processos formam um ciclo repetitivo de decisões e ações – é um sistema, ou seja, umas conjunções de inúmeras variáveis que convergem sempre para o alcance final de resultados, ela constitui uma atividade de uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsionamento. O administrador precisa reunir uma plêiade de diferentes recursos e competência para transformá-los em resultados concretos. O conceito de administração sofreu uma ampliação ao longo dos tempos, o administrador passou a ser uma figura indispensável em todos os tipos possíveis de organização humana.
1.1 As variáveis da Administração
A teoria geral da administração começou no que hoje chamamos de “ênfase nas tarefas.” que são em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam. Cada uma das teorias administrativas buscou privilegiar uma destas cinco variáveis:
Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.
Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.
Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma