Resumo fundamentos da adm
Este capítulo serve como introdução ao estudo da Administração e busca definir sucintamente o que ela é e como pode ser aplicada. Para isso, inicialmente, é contada a história de dois náufragos em uma ilha deserta e distante. Com o passar do tempo, esses indivíduos acabam se juntando para aumentar as chances de sobrevivência na ilha, cada qual se dedicando às tarefas as quais tinham maior aptidão. Deste modo, com uma organização mais eficaz das tarefas, sobraram-lhes tempo para explorar melhor a ilha, até descobrirem outros náufragos e nativos. Com alguns desses, associaram-se; com outros, apenas realizavam trocas. Com o trabalho dividido, tinham tempo para planejar até o que fariam nas semanas seguintes. Surgiu aí um tipo básico de organização. Eles administravam suas vidas.
Esse conto é uma metáfora para as origens da organização humana e da divisão do trabalho, trazendo consigo, desde já, o conceito de administrar. Administrar é planejar e executar ações. Todos nós temos um pouco de administradores dentro de si; traçamos planos tanto para a carreira, para atingir o sucesso profissional, quanto no campo pessoal, o da autorrealização, seja em termos religiosos, artísticos, afetivos e também os financeiros.
Há séculos que o curso mais procurado no Brasil era o direito, tradicional em tempos coloniais. Mas isso mudou no século 21: o curso de administração se tornou aquele com mais alunos no país. As razões do crescimento pela demanda do curso são evidentes: a sociedade se ajeita em organizações, é moldada por elas. O mundo globalizado vê o tamanho e a complexidade dessas organizações crescerem, assim como a necessidade de administrá-las. Expressões como ‘’boa gestão’’ e ‘’mais eficácia’’ são ouvidas diariamente ao redor do mundo. A seguir, vamos analisar melhor o significado de administração.
Essa ciência lida com uma grande variedade de recursos (matérias-primas, capital, pessoas, marcas, equipamentos,