1132564879365
5072 palavras
21 páginas
Quatro coisas pequenas, porém sábias | Há quatro coisas na terra que são pequenas, entretanto, são extremamente sábias: As formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida; os coelhos, criaturas de pequeno poder, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos se repartem; a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis (Provérbios 30:24-28).
Nos pequenos frascos, é que encontramos os melhores perfumes, diz o ditado popular. Encontramos grandes tesouros escondidos nas pequenas coisas. Pequenas coisas que, erroneamente, denominamos de normais. O sorriso de uma criança, um abraço de um amigo ou um carinho de alguém que amamos, são pequenos atos e grandes sentimentos que palavras não poderiam expressar sua essência. É exatamente isto que este texto quer nos ensinar. Encontramos pequenos animais e insetos que foram dotados de tamanha sabedoria que mereceu um espaço na Bíblia para demonstrá-la. Pequenas “coisas” que são aptas para ensinar até os maiores sábios da terra. São irracionais, porém, dotados de instintos naturais, peculiares de cada um. A Palavra de Deus nos propõe algo possível, nós, seres humanos, racionais, podemos aprender algumas atitudes que, muitas delas, não são “instintos naturais”, mas sim, uma necessidade para vivermos uma vida de sabedoria. Temos muito que aprender com esses “bichinhos”. Grandes mistérios estão contidos nesta passagem Bíblica e espero que você, leitor, receba esta palavra revelada, em nome de Jesus.
1. As Formigas
“As formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida;” (Provérbios 30:25)
O Formigueiro é algo muito interessante. Vários compartimentos, “guardas por todos os lados”, depósitos de comida, uma organização extraordinária. A sabedoria da formiga consiste, além de sua organização, na sua persistência. “Criaturas sem força” aparentemente, pois, algumas espécies podem carregar um objeto dez vezes