Teorias administrativas
Administração Científica
A abordagem básica da escola da ADM Cientifica se baseia na ênfase colocada nas tarefas. O nome ADM Cientifica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência Industrial. A escola da ADM Cientifica foi iniciada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA, provocando uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupação original era eliminar o desperdício, elevar os níveis de produtividade por meio de aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Frederick W. Taylor (1856-1915)
Taylor foi o criador do movimento da administração científica, ele chegou à conclusão de que a gestão administrativa das empresas precisavam de melhorias e que havia muitas perdas com a ineficiência, diante disto desenvolveu métodos de trabalho para conhecer o funcionamento das tarefas e assim elaborar métodos de trabalho mais eficientes. Taylor considerou que os problemas de falta de eficiência e baixa produtividade da empresa era relacionada ao fato de que as pessoas não estavam satisfeitas no seu trabalho devido a baixa remuneração, considerada injusta e não incentivava a produtividade.
Para Taylor a ADM Cientifica era uma combinação de: Ciência em lugar de empirismo; Harmonia em vês de discórdia; Cooperação e não-individualismo; Rendimento máximo em lugar de produção reduzida; Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade.
Taylor estabeleceu padrões de trabalho e procurou criar sistemas de pagamentos que fossem mais justos e que incentivassem o trabalhador a produzir mais, isto se teve diante do estudo dos tempos e
movimentos e a melhor maneira de se realizar cada trabalho. O foco dos estudos de Taylor foi dividido em