Determinação da Massa Atômica do Magnésio
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus
Engenharia Mecânica– 2ª Fase – Disciplina de Química Tecnológica
1 INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia foram surgindo novas e sofisticadas técnicas para determinar a massa dos átomos. A química atual, ainda utiliza um sistema de massas relativas, depois de testar vários padrões foi adotado que por exemplo, um átomo de magnésio com 12 prótons e 12 nêutrons é atribuída uma massa de exatamente 24,31 g/mol. As massas de partículas atômicas são expressas pela U.M.A. (Unidade de massa atômica). A massa em gramas de um mol de átomos ou qualquer elemento é a massa molar desse elemento, é expressa em gramas por mol, para substâncias elementares a massa molar é a quantia em gramas numericamente igual a massa atômica em U.M.A.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Massa Atômica
Massa atômica é o número que indica quantas vezes a massa de um átomo de um determinado elemento é mais pesada que 1u.
Magnésio
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 com massa atômica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo dos sólido nas condições ambientais.
É o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre, onde constitui cerca de 2% da sua massa, e o nono no Universo conhecido, no seu todo.
Ácido Clorídrico
O ácido clorídrico é uma solução aquosa, ácida e queimante. Sua formula molecular é HCl.
Volume
O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. Volume tem unidades de tamanho cúbico. “O volume de um gás ocupa todo o recipiente que o contém”. (RUSSEL, 1994)
Pressão
Pressão é a relação entre uma determinada força e sua área de distribuição. “Pressão é definida como a força por unidade de área, isto é, a força total sobre a superfície dividida pela área desta superfície” (RUSSELL, 1994) e segundo (ATKINS, 2012) “Quanto maior for à força que atua sobre uma área, maior será a pressão”.
Lei dos gases ideais
Um gás