quimica
Disciplina: QUÍMICA GERAL
Prof.: Vladimir Guedes
CÁLCULO DE MASSA ÁTOMICA DO
MAGNÉSIO
André Aparecido da Silva
André Luiz
Danilo Cabral
Rafael Barbosa
Atibaia –Março de 2013
OBJETIVO
O objetivo deste relatório é a determinação da massa atômica do magnésio, através de uma reação química.
INTRODUÇÃO
Massa atômica é a massa de um átomo em repouso, ou seja, pode-se considerar massa atômica como a massa total da soma entre prótons e nêutrons. Neste relatório, iremos apresentar a determinação da massa atômica do magnésio, através de uma reação química entre as fitas de magnésio e o ácido sulfúrico, onde irá haver a liberação de gases. Antes, vamos entender a cinética dos gases.
No estudo dos gases ideais podemos observar que um gás é composto por átomos e moléculas, que se movem de acordo com as leis estabelecidas pela cinemática.
Em um gás, suas partículas normalmente estão muito distantes uma das outras, tendo um vazio entre si. Vemos também que a principal característica dos gases é de praticamente só existir interação entre suas partículas quando elas colidem uma nas outras. Com relação à lei dos gases ideais, podemos dizer que ela nos mostra a relação entre pressão, volume, temperatura e número de mols. Essa relação é obtida a partir de um modelo simples para os gases, que permite determinar a relação entre as grandezas macroscópicas a partir do estudo do movimento de átomos e moléculas.
A partir destes conceitos, para determinarmos a massa atômica do magnésio, utilizamos a equação de Clapeyron. Esta equação relaciona as três variáveis de estado
(pressão, temperatura e volume) com a quantidade de partículas (números de mols) que compõe um gás. Essa equação é expressa da seguinte forma:
P.V = nRT
Onde, o R é uma constante universal dos gases perfeitos. Seu valor depende das unidades utilizadas para medir as variáveis de estado, por exemplo, se utilizarmos a pressão em atmosfera (atm) e a