Determinação da Acidez do Vinagre
Matéria: Química Quantitativa Experimental I
Nome: Ygor Tavares de Souza
Professor(a):
Data da prática: 23 de Setembro e 07 de Outubro de 2013
Introdução
A análise volumétrica consiste na medida do volume de uma solução, de concentração exatamente conhecida (solução padrão), necessário para reagir completamente com uma espécie que se deseja quantificar (analito), ou vice-versa.
Para a análise volumétrica ser utilizada algumas condições serão necessárias: deve ocorrer uma reação simples que possa ser expressa por uma equação química, a substância a ser determinada deverá reagir completamente com o reagente adicionado em proporções estequiométricas e equivalentes, a reação deve ser também praticamente instantânea ou com uma velocidade muito alta de tal modo que o equilíbrio seja imediatamente estabelecido a cada adição do titulante, deve haver uma alteração de alguma propriedade física ou química da solução no ponto de equivalência proporcionada pelo indicador ( cor ou formação de precipitado).
Os métodos volumétricos podem ser classificados nos seguintes tipos: volumetria ácido-base, volumetria de precipitação, volumetria de complexação e volumetria de oxi-redução.
Objetivo
Duas práticas foram realizadas, a primeira com o intuito do preparo e padronização das soluções de NaOH ( hidróxido de sódio) e HCl ( ácido clorídrico) e a segunda visa o preparo de uma solução padrão de NaOH e HCl.
Procedimento Experimental
Biftalato de Potássio + Hidróxido de Sódio → Ftalato de Sódio e Potássio + Água
Para o preparo e padronização do NaOH foi lavado quantitativamente um fraco de plástico e adicionado ao mesmo 8,20mL de uma solução de NaOH P.A. que foi diluída em 1L de água destilada,após realizada a adição tampou-se o fraco e armazenou-o no armário. Para o preparo e padronização do HCl foi lavado quantitativamente um frasco de vidro e adicionado ao mesmo 8,50mL de uma solução de HCl P.A. que foi diluída em 1l de água