determinar teor de hidroxido de magnesia em leite de magnesia
1. INTRODUÇÃO
Análises químicas são realizadas cotidianamente para determinação de uma grande variedade de substâncias. Análises clínicas, nutricionais e controle de qualidade são apenas algumas das aplicações da química analítica no nosso dia-a-dia. Alguns dos experimentos comumente propostos baseiam-se na capacidade que algumas substâncias apresentam para formar compostos coloridos. A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e fisico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância. (PEREIRA)
A curva de calibração corresponde ao modelo matemático que estabelece uma relação entre a resposta instrumental e a concentração do analito. É necessário elaborar uma curva de calibração para cada analito que se deseja determinar e para cada corrida analítica (US-FDA, 2001).
O modelo de calibração deve ser construído a partir da análise de, no mínimo, 6 a 8 concentrações conhecidas do analito (padrões de calibração) adicionadas na mesma matriz biológica para a qual o método foi desenvolvido e será aplicado. Além disso, deve-se realizar análise da amostra branco e da amostra zero (ANVISA, 2003).
Um coeficiente de correlação maior que 0,999 é considerado como evidência de um ajuste ideal dos dados para a linha de regressão. A ANVISA recomenda um coeficiente de correlação igual a 0,99 e o INMETRO um valor acima de 0,90.
O ferro é considerado um metal essencial para a maior parte dos organismos vivos, participando de uma ampla variedade de processos metabólicos, incluindo o transporte de oxigênio, participação nas funções do sistema imune, síntese de DNA e transporte de elétrons. Todavia, o excesso ou a deficiência deste mineral causam importantes desordens no