Determinação do teor de hidróxido de magnésio no leite de magnésia
RESUMO
No experimento realizado para determinar o teor de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) em leite de magnésia pesou-se 0,4g do fármaco em erlenmeyer; em seguida foram adicionados 20mL de solução 0,1mol.L-1 de ácido clorídrico (HCl) mais duas gotas de azul de bromotimol (indicador de pH). Titulou-se a solução resultante com solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1mol.L-1. A partir do volume utilizado para neutralizar a amostra, calculou-se a concentração de Mg(OH)2 no leite de magnésia.
INTRODUÇÃO
Muitas vezes, para preparar uma solução padrão a partir de uma substância que não é padrão primário é necessário que se faça a titulação dessa solução com uma solução padrão de concentração conhecida. No entanto, o hidróxido de magnésio, por ser pouco solúvel em água, torna difícil a determinação do ponto de equivalência por titulação. Desse modo, é necessário que se faça a reação de neutralização do hidróxido de magnésio em excesso de ácido padrão secundário. Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma solução-padrão básica secundária. A detecção do ponto final ou ponto de equivalência pode ser observado pela mudança de cor do indicador ácido-base adicionado à solução a ser titulada. Esse procedimento de determinação da quantidade em excesso adicionada é conhecido como retrotitulação ou titulação de retorno.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes: ✓ Erlenmeyer; ✓ Amostra de leite de magnésia; ✓ Pipeta volumétrica de 20,0mL; ✓ Bureta; ✓ Ácido clorídrico (HCl) 0,1mol.L-1; ✓ Azul de bromotimol; ✓ Solução padrão de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1mol.L-1.
Procedimento Experimental ➢ Pesou-se em um primeiro erlenmeyer 0,357g de leite de magnésia contido em frasco comercial previamente homogeneizado por meio de agitação. ➢ Pipetou-se para o erlenmeyer 20,0mL de HCl 0,1mol.L-1 (em excesso). ➢ Acrescentou-se duas gotas de azul de