A técnica de grupos focais para obtenção de das qualitativos
www.tecnologiadeprojetos.com.br
Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais www.educativa.org.br A T écnica de G rupos Focais para O btenção de Dados Q ualitativos
(Publicação interna)
Maria Elasir S. Gomes
Eduardo F. Barbosa
Fevereiro/1999
O que é um Grupo Focal (GF)
Um grupo focal (GF) é um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido, com o propósito de obter informações de caráter qualitativo em profundidade. É uma técnica rápida e de baixo custo para avaliação e obtenção de dados e informações qualitativas, fornecendo aos gerentes de projetos ou instituições uma grande riqueza de informações qualitativas sobre o desempenho de atividades desenvolvidas, prestação de serviços, novos produtos ou outras questões.
O objetivo principal de um grupo focal é revelar as percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão. O grupo deve ser composto de 7 a 12 pessoas. As pessoas são convidadas para participar da discussão sobre determinado assunto. Normalmente, os participantes possuem alguma característica em comum. Por exemplo: compartilham das mesmas características demográficas tais como nível de escolaridade, condição social, ou são todos funcionários do mesmo setor do serviço público. Deve ser dirigido por duas pessoas: uma conversando e a outra anotando. Quem está escrevendo não deve interferir para não misturar os papéis.
O moderador do grupo focal levanta assuntos identificados num roteiro de discussão e usa técnicas de investigação para buscar opiniões, experiências,
2
idéias, observações, preferências, necessidades e outras informações.
O
moderador incentiva a participação de todos, evitando que um ou outro tenha predomínio sobre os demais, e conduz a discussão de modo que esta se mantenha dentro dos tópicos de interesse.
O moderador não deve fazer
julgamento e sim salientar as idéias relevantes e encorajar a darem segmento às perguntas.
Características de um Grupo Focal