Pesquisa exploratoria
a) R: Pesquisa Exploratória. O objetivo dessa pesquisa é buscar entender as razões e motivações subentendidas para determinadas atitudes e comportamentos das pessoas. A Pesquisa Exploratória é frequentemente utilizada na geração de hipóteses e na identificação de variáveis que devem ser incluídas na pesquisa. Proporciona a formação de ideias para o entendimento do conjunto do problema. Oferece ao pesquisador um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva.
b) R: Levantamento de Experiências pelo Método Qualitativo de forma Direta através de Grupo de Foco.
O levantamento de experiências usualmente envolve a condução de entrevistas que objetivam a aquisição de conhecimento do tema, com pessoas que possuam vivências e informações sobre o assunto em estudo.
O método qualitativo é adequado na investigação de atitudes, valores, percepções e motivações do público pesquisado, com a preocupação primordial de entendê-los, em toda a sua profundidade. Ou seja, o método qualitativo oferece informações de natureza mais subjetiva e latente. Isso implica não só uma análise do discurso do entrevistado, como também de sua postura mais global, diante das questões que lhe são colocadas.
O Grupo focal é um tipo de entrevista conduzida por um moderador treinado de maneira natural e não estruturada com um pequeno grupo de respondentes. Essas pessoas devem ter experiência e conhecimento sobre o tema investigado. É imprescindível que o moderador esteja informado a respeito do tema tratado pela pesquisa e que tenha claro os objetivos da mesma.
Esse grupo deve ter de 6 a 12 participantes que tem características em comum, os quais são incentivados pelo moderador a conversarem entre si, trocando experiências e interagindo sobre suas ideias, sentimentos, valores, dificuldades, etc.
Um dos principais fatores de sucesso da técnica está nas livres intervenções e opiniões de seus membros, o que demanda habilidade do moderador para