• Determinacao da quantidade do ácido acético no vinagre comercial
O vinagre, produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Mycoderrna aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5% de ácido acético, recebendo então o nome “vinagre” (vinho azedo). O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio 0,100 N ou de normalidade próxima a 0,1 N, conhecida em três casas decimais. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação. O presente trabalho tem como objectivos determinar a qualidade do vinagre comercializado nos mercados da cidade de Maputo, utilizando o método de volumetria de neutralização. Para tal foi tomada uma amostra e titulada com uma solução padrão de NaOH. Os resultados das análises foram comparados com os especificados pela legislação.
2. Objectivos
2.1. Objectivo geral
Avaliar a qualidade do vinagre comercializado nos mercados da cidade de Maputo utilizando o método de volumetria de neutralização.
2.2. Objectivo específico
Determinar a quantidade do ácido acético no vinagre comercial através da titulação com uma solução padrão de NaOH;
Determinar o índice de acidez em %(m/v) do vinagre comercial.
Comparar o resultado obtido com o especificado na legislação.
3. Metodologia do trabalho
Pesquisa bibliográfica sobre o método de análise química (volumetria de neutralização);
Pesquisa bibliográfica sobre as propriedades físico-químicas do vinagre.
Realização da experiencia laboratorial;
Analise dos resultados obtidos;
Elaboração dos resultados e conclusões;
Redacção do presente relatório.
4. Pesquisa bibliográfica
O vinagre é um produto muito utilizado na culinária do mundo inteiro. Seu nome deriva do termo francês vin aigre, ou seja, vinho azedo. E ele é