Desvio social
Prof.ª Lucia Soares da Silva
São Paulo
2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4 2.1 DESVIO SOCIAL 4 2.2 A INFLUÊNCIA IMEDIATA DO CONTEXTO HISTÓRICO SOBRE A OBRA DE DURKHEIM 5 2.3 INTERPRETANDO O DESVIO SOCIAL 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
4. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
O Objetivo deste trabalho é elucidar, tornar clara a definição de desvio social, utilizando como foco central a marginalização de alguns indivíduos e de que forma isso acontece. Podemos definir como Desvio Social, modos de agir em desconformidade com as normas e valores mantidos pela maioria dos membros de uma sociedade. Dizemos que a marginalidade é um produto das diferenças entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, entendendo-se assim a relação hierárquica entre os países ricos e países pobres, do primeiro e do terceiro mundo. No contexto em que a estrutura social vem sendo indicada como um dos fatores determinantes da marginalidade. Queremos justificar o subdesenvolvimento pessoal como um dos pressupostos em que o marginal se configura no sujeito que não desenvolveu seus atributos de potencialidades físicas e Cognitivas.
Abraham Maslow (1954) argumenta que a tendência natural da pessoa é ir sempre em direção ao crescimento, a socialização, a autonomia e ao ajustamento. Em decorrência das deficiências genéticas, congênitas e sociais que limitam o desenvolvimento maturacional, o organismo se predispõe ás limitações em nível físico e cognitivo com consequências da manifestação de uma conduta inapta no meio social, por falta de integração.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 DESVIO SOCIAL
Desvio social é o que se difere do normal, até que toda a sociedade aceite ou a maioria passe a praticar.
Desvio Social e Crime: Tudo é desvio social? Ou não?
Doenças mentais são desvios sociais que provocam efeitos pelas ações negativas e contrárias às leis, por