DESVIO SOCIAL E PSICOLOGIA
Ocorre quando o indivíduo ou grupo não corresponde ás normas de uma determinada cultura.
Seria ótimo se vivêssemos em uma sociedade em que todas as pessoas cumprissem o seu papel da melhor forma possível, mas essa sociedade não existe. Em todo lugar existem casos de roubo, assassinato, estupro e outras alterações da conduta humana com as quais somos obrigados a conviver.
Uma questão em aberto é saber por que as pessoas se desviam de um comportamento estabelecido em uma sociedade. No início, pensava-se que o desvio era fruto de uma anomalia psicológica e a causa era individual. Depois, apareceram
O conceito de desvio social normalmente possui uma conotação negativa, mas há casos em que o desvio pode ser visto como um ato positivo. Por outro lado, a nação de o q constitui um desvio social muda com o tempo.
Como exemplo disso, podemos citar o fato de que durante séculos, no Brasil, a prática de criar passarinhos em gaiolas era algo comum e aceito, mas hoje, com a gravidade da questão ecológica, constitui crime ambiental. Atualmente é de todo aceitável a ideia de que se o casamento não deu certo as pessoas tem todo o direito de separar; entretanto, há cerca de 40 anos atrás pessoas separadas matrimonialmente não eram vistas com bons olhos, principalmente as mulheres.
Uma questão em aberto é saber por que as pessoas se desviam de um comportamento estabelecido em uma sociedade. No início, pensava-se que o desvio era fruto de uma anormalidade psicológica e a causa era individual. Depois, apareceram outros estudiosos que diagnosticaram o problema como sendo uma desordem social que induzia o indivíduo ao desvio. Hoje, chegou-se à conclusão de que o desvio se deve a fatores psicológicos e sociológicos.
A psicologia tem o papel de como tratar um indivíduo que não correspondem as normas de cultura social. A psicologia analisa como esse indivíduo se comporta na sociedade, para fazer seu diagnóstico e procurar uma maneira de fazer seu