destilação por araste de vapor
O objetivo é extrair óleos essenciais pelo processo de baixo custo, realizando a separação de óleos essencial de vegetais utilizando a técnica de arraste de vapor.
Foram montados os equipamentos e vidrarias
Com forme o desenho, foi colocado 200ml de água no erlenmeyer com bolinhas de vidro, e o no kitossato foi colocado certa quantidade de cravo e canela, e no segundo experimento foi colocado 50gm de camomila.
Foi acesso o bico de bunsen, quando a água entrou em ebulição foi aberto à válvula de água do condensador, depois de certo tempo e já havia transferido certa quantidade de líquido para o kitossato, foi transferido o bico de bunsen para o kitossato para ajudar no vapor, e retornou o bico de bunsen para o erlenmeyer.
MATERIAIS E METODOS
O método de destilação por arraste, e um processo aplicado na maioria dos óleos essenciais, devido o baixo custo, os destilados são alambique, alguns até rudimentares, os quais são alimentados de água para produzir o vapor, que ao entrar em contato com o vegetal, rompe suas células liberando assim o óleo essencial, o óleo liberado é então arrastado pelo vapor e em seguida condensado. O destilador é uma mistura de óleo assencial e água, que pode ser preparados por decantação.
MATERIAIS ULTILIZADOS
Argola
Erlenmeyer
Bico de bunsen
Condensador liso
Conexões de vidro
Kitossato
Rolhas
Suporte universal
Tela de amianto
Tripé
REAGENTES
Água
Cravo da Índia
Canela em pau
Camomila
Procedimento experimental, montado os equipamentos conforme o desenho, foi colocado 200ml de água no Erlenmeyer e bilinhas de vidro , no kitossato cravo e canela,e no segundo experimento a camomila, foi acendido o bico bunsen quando a água entrou em ebulição, foi aberto a válvula de vazão de água, onde foi obtido uma certa quantidade de óleo essencial.
Concluiu-se que o experimento foi atingindo os objetivos sem nenhuma alteração