Desportivo
SUGESTÕES TÉCNICAS PARA O AJUDAR A COMPREENDER MELHOR O ORÇAMENTO
• Um sistema de rega automática accionado por programador permite a rega regular do seu jardim, libertando-o da fastidiosa e cansativa tarefa que é lidar com mangueiras. • A quantidade da água distribuída é adaptada a cada tipo de planta -Poupa tempo e água.
1 De que forma seleccionámos os seus aspersores?
Jacto fixo
Os seus aspersores foram seleccionados com base no raio de alcance e no caudal.
Jacto rotativo
O seu relvado receberá sempre a mesma quantidade de água independentemente do tipo de aspersor utilizado. Para obter uma rega uniforme é imperativo que os jactos dos aspersores se sobreponham. A distância ideal entre dois aspersores é igual ao seu raio de alcance. No nosso diagrama existem 3 zonas a regar: 1 zona (vermelha) com lados inferiores a 5 m onde usaremos aspersores de jacto fixo: Pulverizadores. A seguir, 2 zonas (verde e azul) com lados superiores a 5 m onde usaremos aspersores de jacto rotativo: Aspersores.
2 Porquê a existência de vários circuitos de rega?
Se o funcionamento em simultâneo de uma instalação completa requer um caudal de 9 m3/h: E o contador da água (ou bomba da água) fornece apenas 3 m3/h :
Teremos de dividir o caudal necessário em três partes:
Assim, criamos três circuitos, cada um accionado de forma independente por uma electroválvula. As três válvulas são accionadas sequencialmente, uma após a outra.
CÁLCULO DO NÚMERO DE SECTORES DE REGA Caudal total por categoria de produtos dividido pelo caudal disponível = número de sectores. Não misture no mesmo sector pulverizadores de jacto fixo, com aspersores de jacto rotativo de turbina ou impacto. Têm taxas de aplicação de água e tempos de rega diferentes: • Pulverizadores : 7 a 9 min/dia • Aspersores : 20 a 30 min/dia
www.rainbird.pt
3
De que forma seleccionámos os seus programadores?
• O programador activa as electroválvulas que alimentam cada circuito de forma