Gestao de pme´s
A empresa é propriedade de uma família, detentora da totalidade ou da maioria das ações ou cotas, de forma a ter o seu controle econômico; a família tem a gestão da empresa, cabendo a ela a definição dos objetivos, das diretrizes e das grandes políticas. A família é responsável pela administração do empreendimento, com a participação de um ou mais membros no nível executivo mais alto.
Já para Giglioti (2004, p. 07) empresas familiares são empresas de iniciativa privada, cujo capital pertence aos membros de uma determinada família.
No entanto Martins; Menezes; Bernhoeft (1999) concordam em partes com
Gonçalves e caracterizam empresa familiar com base na relação entre propriedade e controle. Definindo-a como aquela em que um ou mais membros de uma família exercem parcial ou total controle administrativo.
Nota-se na caracterização de cada autor certa indefinição no conceito de empresa familiar, o que mostra-nos que ainda estamos longe de se ter um consenso em sua determinação. Mas também podemos observar uma concepção bastanteestendida em relação ao assunto abordado, e que pressupõe que em suas características principais torna-se determinante que a família possua a parcela majoritária para que, possa ter privilégios de autoridade e de gestão do negócio.
Estabelecendo assim as características principais da gestão familiar.
Se observarem essas empresas em nosso meio, notarão que elas surgem diante da idéia de um empreendedor que em sua maior parte é no mínimo audacioso e detentor de certo nível de tecnologia e principalmente, visão de negócio, onde inicia sua própria empresa geralmente com auxílio de um pequeno número de funcionários. Neste contexto, ele normalmente recebe o apoio e o auxilio de membros da família, o que pode dar sustentação ao conceito mais