DESPESA PUBLICA
PROFESSOR IGOR OLIVEIRA
AULA 03
Despesa: Conceituação, classificação e estágios da despesa pública. Regime de adiantamento (suprimento de fundo). Restos a pagar. Despesas de exercícios anteriores. Dívida pública.
E aí turma?
Para despesa vale o que falei para receita: a bruxa CESPA sempre cobra coisas não expressas no edital. Vamos um pouquinho além então, OK?
Espero seu depoimento no fórum 01!
Pensamento positivo, amor no coração e vamos começar mais uma aulinha!
www.pontodosconcursos.com.br
1
CURSO ON-LINE – CONTABILIDADE PUBLICA – TRE ES
PROFESSOR IGOR OLIVEIRA
A. TEORIA
Conceitos e Classificações
Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade.
As principais classificações são:
a) Quanto à entidade
Despesa Pública efetuada por entidade pública.
Despesa Privada efetuada por entidade privada.
Despesa Orçamentária Pública aquela executada por entidade pública e que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da Lei Orçamentária
Anual ou de Créditos Adicionais, pertencendo ao exercício financeiro da emissão do respectivo empenho.
Despesa Orçamentária Privada aquela executada por entidade privada e que depende de autorização orçamentária aprovada por ato de conselho superior ou outros procedimentos internos para sua consecução.
b) Quanto à dependência da execução orçamentária
Resultante da execução orçamentária aquela que depende de autorização orçamentária para acontecer. Exemplo: despesa com salário, despesa com serviço, etc.
Independente da execução orçamentária aquela que independe de autorização orçamentária para acontecer. Exemplo: constituição de provisão, despesa com depreciação, etc.
Quero aproveitar