Desnecessário
INÍCIO DO FRANQUISMO Antes do Franquismo, houve na Espanha, a Guerra Civil Espanhola que ocorreu entre duas forças políticas que disputavam o poder naquela época. Os Falangistas: grupo fascista, comandado pelo general Francisco Franco. Tinham como objetivo eliminar o movimento comunista na Espanha e implantar um regime autoritário. Tiveram ajuda da Igreja, do Exército e dos grandes proprietários rurais, assim como ajuda militar da Alemanha nazista e da Itália fascista. A Frente Popular: eram esquerdistas, contavam com o apoio dos sindicatos e partidos democratas. Queriam combater o nazi-fascismo, que estava crescendo na Espanha. Defendiam o Governo Republicano e tiveram o apoio externo da União Soviética.
O clima político e social na década de 1930 na Espanha era muito tenso e cheio de conflitos. Mas a Guerra Civil teve início em 1936 quando o general Francisco Franco comandou o exército espanhol num golpe de estado contra o governo democrático da Segunda República Espanhola. Porém, o golpe fracassou e a Espanha ficou dividida entre falangistas e republicanos. A guerra civil provocou milhares de mortos e muita destruição. Perseguições e execuções eram frequentes. A Guerra Civil Espanhola foi das mais violentas e cruéis da história e após quase três anos de conflito, terminou com a vitória dos Falangistas. Francisco Franco assumiu o poder em abril de 1939, implantando um regime ditatorial de direita na Espanha. Assim começou o chamado Franquismo.
FRANQUISMO E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Os primeiros anos do Regime Fascista na Espanha coincidiram com a Segunda Guerra Mundial. E ainda a Espanha não tenha participado oficialmente da Segunda Guerra, o general Francisco Franco permitiu que voluntários se aliassem ao exército alemão. Assim, poderia manter a neutralidade espanhola na Guerra enquanto recompensava Hitler