Desindustrialização
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Desindustrialização
O que é?
A economia só sofre uma desindustrialização quando reduz a sua importância como geradora de empregos e do valor que se adiciona para outra economia, sendo assim ela não desindustrializa quando a produção industrial esta estável ou em queda, sendo assim não podemos dizer que a expansão da produção industrial pode ser usada como uma prova da inexistência de desindustrialização.
A teoria de Karl Marx (Queda de Lucro), que fala sobre a substituição de homens por maquinas, utilizando assim de novos meios de produção, mais eficazes que resulta em um alto aumento de produtividade, mas a substituição de pessoas por maquinas reduz o capital social.
Como esta a privatização?
Com a redução de participação da indústria pesada (metalúrgica, químicas, etc), reduz o nosso PIB (Produto Interno Bruto), como nas décadas de 1980/1990, em que o PIB caiu 11 p.p. causado pelas varias mudanças que a economia brasileira sofreu, como aumento das competições internas/externas, e principalmente a privatização, que é a venda de empresas publicas para o setor privado, de diversos tipos de indústrias, mas a indústria pesada foi quem sofreu o maior processo de privatização. que o grupo pensa?
A desindustrialização tem seus aspectos positivos e negativos:
Positivos: Muito favorável para a evolução do país, pois como já dito com a utilização de maquinas modernas e mais produtivas ocorre à evolução da indústria e a maior capacidade da produção, já que uma maquina produz muito mais do que 50 funcionários, e a desindustrialização também demonstra que a economia esta cada vez mais madura, já que esta vem evoluindo consideravelmente, ela pode ser um efeito e uma causa de um desempenho econômico ruim.
Negativos: Com a evolução da economia e dos métodos de produção a mão-de-obra dos setores de indústria pesada, e dos setores primários fica sem ter uma total utilização da sua força de trabalho, pois essa já