Vygotsky cultura torna-se parte da natureza humana.
Foi o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a Cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções Psicológicas é um produto de atividade cerebral. Conseguiu explicar a Transformação dos processos psicológicos elementares em processos Complexos dentro da história.
Vygotsky enfatizava o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações nitra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado.
Vygotsky dedicou uma atenção especial para a linguagem, pois através dela é possível designar os objetos do mundo exterior mesmo quando eles não estão presentes. É também através da linguagem que o indivíduo pode analisar, abstrair e generalizar as características dos objetos e situações presentes na realidade. E não podemos esquecer que a linguagem tem a função da comunicação que garante a troca de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história.
À linguagem é um sistema de signos que possibilita o intercâmbio social entre indivíduos que compartilham desse sistema de representação da realidade. A cultura é, portanto, parte constituída da natureza humana, já que sua característica psicológica se dá através da internalização dos modos historicamente determinados e culturalmente organizados de operar com informações. a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana, têm um papel similar ao dos instrumentos: tanto os instrumentos de trabalho quanto os signos são construções da mente humana, que estabelecem uma relação de mediação entre o homem e a realidade. Por esta similaridade, Vygotsky denominava os signos de instrumentos simbólicos, com especial atenção à linguagem, que para ele configurava-se um sistema