DESINDUSTRIALIZACAO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LINHA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EMPRESAS
A desindustrialização brasileira já vem ocorrendo não somente a partir dos anos 2000, mas teve seu inicio em décadas anteriores que fizeram com que o produto que era produzido no Brasil acabasse ficando mais caro, sendo que com isso perdeu-se a competitividade de nossos produtos perante outros países. Até mesmo porque os próprios empresários tinham parcela de culpa nessa perca, por ficarem “estagnados” no tempo e não modernizando seu parque fabril, pelo simples fato de não estar mais valendo a pena.
Não obstante foi somente isso, as politicas cambiais que foram instaladas a partir do Plano Real, com o presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi um dos principais motivos que fizeram com que o setor industrial brasileiro perdesse a competitividade em termo de câmbio com outros países. Contudo, existia até então um protecionismo que fazia com que os produtos transformados no Brasil fossem pouco mais competitivos com relação aos produtos de outros países.
Pode-se relatar também que durante o governo FHC esse protecionismo foi por agua abaixo, devido à implementação do Plano Real que fez com que a moeda brasileira desvalorizasse e ficasse desproporcional trabalhar com lucros baixos e produtos caros. Ocorreu também a abertura comercial com outros países, ou seja, foram reduzidas as taxas/tarifas dos efeitos protetores brasileiros reduzindo a proteção que nossos produtos tinham comparado aos internacionais e valorizando assim a moeda estrangeira.
Mas não somente isso fez com que o Brasil se desindustrializasse e não quisesse mais montar fábricas e investir nesse setor, criar novas empresas de transformação. Mas também ocorreram os investimentos diretos de empresas (multinacionais, internacionais...) que contribuíram para que esse setor industrial fosse de certa forma “roubado”. Foi assim perdendo a competitividade, devido muitas vezes pelo fato de