Desilgualdade social no brasil
CARMEN NELCI KEMPER
DIRCE ESMA GUADACHESKI
ELIETE NEISS DA COSTA
LEOCADIA PAVLAK
SERLY DOS SANTOS
SOCIOLOGIA: “DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL”
CATANDUVAS
2010
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
SOCIOLOGIA: “DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL”
Atividade Supervisionada apresentada as Professoras: Marcia Bitencourt e Maria Helena V. Bezerra, na disciplina de Sociologia, no Curso de Técnico em Secretariado à Distância do |Instituto Federal do Paraná. |
INTRODUÇÃO
A presente atividade supervisionada trás uma analise dos conteúdos abordados com foco principal na “Desigualdade Social no Brasil”. No Brasil o crescente estado de miséria, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a marginalidade, a violência, etc, são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no País. Esta atividade nos ajudou a entender melhor como anda nossa sociedade, e assim nos sensibilizar com a situação e quem sabe buscarmos alguma alternativa para que isso mude.
Desigualdade social no Brasil
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O relatório da ONU aponta o Brasil como o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Aqui temos uma das piores distribuições de renda do planeta. A ONU aponta como principais causas da disparidade social a falta de acesso à educação, a política fiscal injusta, os baixos salários e a dificuldade de dispor de serviços básicos, como saúde, saneamento e transporte.
Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades sociais. Essa disparidade econômica se reflete especialmente