Curso
O seguinte trabalho trata-se de uma moderna forma de comercialização de produtos, realizada eletronicamente via Internet, entre pessoas físicas, jurídicas e instituições privadas, chamada de e-commerce. Serão abordados a definição, tipos, modalidades, vantagens, desvantagens, cenário e desempenho brasileiro desta atividade.
1. E-COMMERCE (Comércio Eletrônico)
Definição: É toda a atividade que visa oferecer e vender produtos à clientela através dos meios e serviços eletrônicos, é o mais poderoso negócio realizado na rede Internet.
2. TIPOS DE E-COMMERCE
2.1 - B2B (Business-to-Business)
Envolvem a construção de parcerias entre empresas e seus fornecedores, de forma a se comunicarem com mais eficiência e atenderem melhor seus clientes, como por exemplo, fábricas vendendo para distribuidores, ou empresa prestando algum tipo de serviço para outra. O volume desse tipo de negócio geralmente é muito maior comparado ao B2C e o preço aqui é baseado em quantidade do pedido e geralmente é bastante negociado. B2B é o típico caso de comércio por atacado, e o B2C já podemos considerar como o comércio por varejo.
2.2 - B2C (Business-to-Consumer)
O mais comum de todos, esses tipo de e-commerce envolve de um lado as empresas oferecendo serviços e bens e do outro lado o consumidor em geral, que consumirá diretamente esses produtos e serviços. Todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais, são definidas como varejo.
2.3 - B2A (Business-to-Administration)
Administração nesse conceito, são considerados os serviços - empresas públicas.
Ou seja, transação entre empresas privadas que se relacionam com empresas públicas. Esse tipo de e-commerce geralmente se faz através de transações que envolvam licitações, e geralmente o volume dessas transações é muito alto. Com investimento em serviços e comércio públicos pela web, os chamados e-government, esse tipo de transação tende a crescer.