Evolução da saúde no brasil: marcos históricos.
Social- INPS. A LEI Eloy Chaves no inicio da Criação ela beneficiou apenas os trabalhadores ferroviários, só depois de um certo tempo, seus beneficios foram estendidos aos trabalhadores das empresas portuárias e maritimas. CAPS, que asseguram somente funcionarios ferroviários Maritimos. Já na década de 1930, surge a unificação das CAPS em Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPS), que asseguravam outras categorias professionais, mediante registros em carteira de trabalho. Mas com esse modelo de assistência não beneficiava a população com baixa renda. NA decada de 1960 surge a Criação da Instituição de Previdençia Social a partir da unificação do IAPS em 1960. essa unificação dava se cobertura a todos os trabalhadores, independente da categoria em que pertencia. Em 1974 o INPS desmembra-se em tres:
1° Proprio rede de hospitais e unidades de Saúde de propriedade da Previdencia Social, alem dos profissionais asssalariados pelo Estado.
2° Contrato Credenciado sistema de pagamento por unidades de serviços.
3° Contrato Conveniado sistema de pré-pagamento esse sistema funciona até hoje. 1977 cria-se o sistema nacional de previdencia e assistencia médica, SINPAS foi formado pelo instituto de administração financeira da previdencia social que é o IAPS. IAPS era identificado com esse nome por que cuidava da parte financeira. INANPS é responsavel pela asssistencia médica. Em 1980,foi criado o Programa Nacional de Servicos Básicos de Saúde (PREV-SAÚDE), que na realidade, nunca saiu do papel, logo seguido pelo plano do Conselho Nacional de
Administração da Saúde Previdenciária (CONASP), em 1982, a partir do qual foi implementada a política de Ações Integradas de Saúde (AIS).
Atividade Presencial
TÍTULO Uma crítica a prevatização