OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS NO PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DO SUS.
CONSTRUÇÃO DO SUS.
A busca na melhoria a saúde aconteceu em diversos momentos na história do país, atrelado a isso esta a construção da politica no Brasil. Esse é o tema do documentário “Políticas de saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde” que mostra a evolução da saúde brasileira desde as primeiras epidemias até a atualidade demostrando como foi o surgimento do sistema único de saúde
(SUS) e os ideais que levaram a sua implantação, pois ele representa uma conquista daqueles que lutaram pela saúde do povo brasileiro por uma saúde onde há como ideal a universalidade, equidade e integralidade. Dentre os acontecimentos mostrados no filme podem-se destacar como principais acontecimentos no processo histórico de construção do SUS seis datas.
Em 1904 a nomeação do doutor Osvaldo Cruz a diretor da antiga diretoria geral de saúde e a implantação do instituto sorológico de Manguinhos. O mesmo propôs a politica da quarentena e vacinação obrigatória, assim como a limpeza sanitária dos cortiços, com isso dano inicio as primeiras politicas de saúde.
Em 1923 foi aprovada a lei Eloy Chaves, através da qual se criou Caixas de
Aposentadoria e Pensão, essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses serviços aos seus funcionários. A primeira delas foi a dos ferroviários. Elas tinham entre suas atribuições a assistência médica ao funcionário e a família, aposentadorias e pensões, dano inicio a unificação e direcionamento das politica de saúde.
Quando Getúlio Vargas toma o poder em 1930 é criado o Ministério da Educação e Saúde e as caixas são substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões
(IAPs), que, por causa do modelo sindicalista de Vargas, passam a ser dirigidos por entidades sindicais e não mais por empresas como as antigas caixas. O primeiro IAP foi o dos marítimos.
No ano de 1953 acontece à criação do ministério da saúde com o fortalecimento