Desigualdade na Africa
A África é um continente muito pobre em vários aspectos. É possível ver cotidianamente imagens muito tristes de crianças magras com os osso aparecendo sob sua pele, pessoas com DST´S, altos índices de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, moradias muito precárias e total abandono da sociedade para com suas crianças, adultos e idosos. Entretanto, não é só na África que se vê situações como essas antes citadas, o mundo inteiro sofre com esses problemas.
Ainda não se sabe ao certo qual é a causa da pobreza. Muitos dizem que é a fraca igualdade de oportunidades, outros que é devido a fatores naturais, como doenças e desastres naturais. A pobreza pode trazer muitas consequências consigo como a fome, a baixa esperança de vida, doenças, falta de oportunidades de empregos, carência de água potável e saneamento, violência, emigração e descriminação social.
No mundo há muitas ONG´S que tentam amenizar esse triste quadro da sociedade, mas, para que continuem ativas, enfrentam grandes dificuldades, pois muitas vezes não há renda ou voluntários o bastante para poder sustentá-las.
Vencer a pobreza e a desigualdade social é um grande desafio para toda a sociedade, pois, para que isso aconteça, é preciso da ajuda de todos, porque acabando com a pobreza pode-se acabar com uma série de problemas que existem no mundo.
Fome na Africa
O continente africano é um grande produtor e exportador de produtos oriundos da produção agrícola, no entanto não consegue alimentar sua população. A África apresenta um elevadíssimo número de subnutridos, isso lhe dá a condição de pior do mundo nesse aspecto.
O continente se caracteriza pela presença da fome, realidade que aumenta a cada dia. Os países que mais sofrem com a fome são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola.
As estimativas são pessimistas, segundo um relatório do Instituto Internacional de Pesquisa