África rica x África pobre
Assim como o Brasil, a África trata-se de uma região privilegiada no que diz respeito à riqueza da fauna e da flora, além da biodiversidade e da mescla cultural de seu povo que combina línguas, culturas e crenças capazes de torná-la multicultural e bastante interessante. O país enfrenta grandes problemas econômicos, haja vista a maneira com que são explorados os minerais provenientes da terra que são extraídos e beneficiam empresas estrangeiras, sugando todo o minério e lucrando a partir disso. Sobre isso, cabe lembrar que a África possui as maiores reservas minerais do mundo, sobretudo, as de gás e petróleo. Contudo, as maiores riquezas e ícones do país ficam por conta das amplas áreas de floresta que apresentam variedades de plantas inimagináveis e preservadas por muito tempo,grande parte delas medicinais e raríssimas de se encontrar em qualquer outro lugar do mundo. Além disso, as savanas e safáris são uma parte incrível desta região.
A África é um pais tremendamente rico em minérios, tais como : ouro ( África do Sul e Ruanda), diamantes (Congo,África do Sul,Angola),urânio (África do Sul) e cobre (Zambia*) ,petróleo(Nigéria e Gabão) .
Mesmo com todas essas riquezas, a África continua sendo o continente mais pobre do mundo, onde estão quase dois terços dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria põem em causa o seu desenvolvimento. Algumas nações alcançaram relativa estabilidade política, como é o caso da África do Sul, que possui sozinha um quinto do PIB de toda a África.
O aumento da desigualdade entre ricos e pobres é um problema na África, assim como no resto do mundo. Na verdade, muitos africanos acreditam que as desigualdades estão se tornando mais marcantes: Uma pequena minoria está enriquecendo enquanto as filas dos pobres atravessam a porta. O contraste é mais evidente na África desde quando o nível de pobreza tem alcançado um patamar