Desenvolvimento x preservação ambiental
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
REGES FERNANDO DE MIRANDA LIMA
RODRIGO DE OLIVEIRA
THIAGO SZABO LOPES
CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM
CANOINHAS
2010
REGES FERNANDO DE MIRANDA LIMA
CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM
Projeto apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina DEFESA FLORESTAL, do Curso de Engenharia Florestal, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC Campus Canoinhas sob orientação do(a) professor(a) MARCOS DOS SANTOS WEISS.
CANOINHAS
2010
INTRODUÇÃO
O CFO é um documento emitido por Engenheiros Agrônomos ou Florestais, ligados à assistência técnica e credenciados pelo poder público para que em seu nome, certifiquem a sanidade de certo produto, como resultado do efetivo acompanhamento do seu ciclo produtivo.
Tendo em vista as dimensões continentais do território nacional, ocorrem no País áreas não livres de certas pragas e doenças dos vegetais, desta forma a prerrogativa de auto proteção também pode ser adotada pelas diversas Unidades da Federação no intuito de proteção do seu patrimônio vegetal.
Valem então para o trânsito interno de vegetais, as mesmas regras de certificação da sanidade existentes no comercio internacional. Aquelas pragas e doenças presentes apenas em algumas regiões do País, denominam-se "Pragas Quarentenárias", e todo aquele vegetal que seja potencial veículo de disseminação destas pragas ou doenças necessitam de certificação fitossanitária para seu transporte desde as regiões contaminadas até as regiões indenes, comprovando que o produto está isento daquela "Praga Quarentenária".
O Certificado Fitossanitário de Origem – CFO atesta a condição fitossanitária da partida de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal em sua origem, de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA