Desenvolvimento Social Da Crian A ATPS
Willian Geremyas Albuquerque, 3º ano do Ensino Fundamental, essa criança apresenta um problema de interação social com a instituição de ensino, com a professora e com os colegas.
Acreditamos que a família continua sendo o elo mais importante da criança, cabendo principalmente aos pais oferecer um ambiente adequado – família harmônica, saudável, amorosa – em que exista respeito, liberdade, compreensão, tolerância e em que todos os problemas possam ser resolvidos com naturalidade.
As primeiras vivencias da criança ocorrem no ambiente familiar. A socialização, nesse período tem fortes vínculos afetivos, sendo responsável pela construção da estrutura básica do indivíduo. Dessa forma, todas as experiências positivas ou negativas influenciaram no processo de formação da criança.
A atitude dos pais, diante da melhor forma de educar, constitui-se no equilíbrio de impor limites acessíveis ao entendimento da criança.
A partir desses dados, levantamos a hipótese de que a convivência familiar construirá a história de vida da criança de maneira saudável ou frustrante.
A interação entre o aluno e o professor auxilia na superação de dificuldades em sala de aula, como no processo de construção do conhecimento. Portanto o professor que beneficia seus alunos com trabalhos em grupos promove a cooperação intelectual e a ajuda mutua, criando condições para que a criança progrida, incorporando outras competências. Assim o trabalho pedagógico deve partir de conhecimentos já elaborados pelo aluno, proporcionando atividades que lhe favoreçam a construção de conhecimentos mais complexos.
O professor, atuando como mediador entre o conhecimento cotidiano do aluno e o conhecimento formal da escola, pode provocar a reconstrução de conhecimento. Portanto, as possibilidades reais deverão ser percebidas, valorizadas e desenvolvidas para impedirmos que ocorram prejuízos de limitação, medo ou outro sentimento que dificulte o aprendizado. Por isso, é importante