Desenvolvimento Motor
Educação Física
Desenvolvimento Motor na 1º infância
ATPS – Desenvolvimento Motor
São Paulo
2013
Universidade Bandeirante de São Paulo
Educação Física
BRUNO ALVES RA6814006690
GISELLE MARGHERITA CATALANO RA4238810971
HELEN MOREIRA TAVARES RA4683904622
JOÃO LUIS TAVARES RA4683904622
MARIA VIVIANE M. RODRIGUES RA 4683906098
ATPS – Desenvolvimento Motor
São Paulo
2013
Conteúdo
Introdução
O ser humano interage com um mundo em constante alteração e necessita mudar, para conseguir manter-se em um estado estável, mas dinâmico. Assim é que Gagné (1979) considerou como uma das características mais importantes do comportamento humano a sua possibilidade de mudança.
A maneira pela qual a mudança no comportamento é vista pode caracterizar diferentes processos que estarão sempre integrados ao conceito de tempo. Há mudanças no processo de aprendizagem, no processo de evolução de uma espécie animal e no processo de desenvolvimento de um indivíduo.
Embora o estudo do desenvolvimento humano, de uma forma geral, tenha ganhado grande atenção, particularmente a partir de 1920, quando o bebe e as crianças foram alvo de várias averiguações, o desenvolvimento motor em particular recebeu, até alguns anos atrás, um tratamento pouco profundo em publicações relacionadas com o desenvolvimento do ser humano.
Esta tendência no estudo do desenvolvimento humano criou um conceito de desenvolvimento motor como sendo um processo natural e progressivo, que acontecia sem a necessidade de uma preocupação específica no sentido de preparar um ambiente que o favorecesse. Este conceito, por sua vez, contribuiu para a deleção dos adultos em identificar os mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento motor e as fases específicas em que cada indivíduo é mais apto às influências de um trabalho mais organizado.