Desenvolvimento por competência
Desenvolvimento de competências em formação profissional inclui as competências atuais, adquiridas "em casa" ou em outro local, pelo indivíduo, grupos e organizações.
Como constituinte do desenvolvimento organizacional e dos recursos humanos, o desenvolvimento de competências é sobre tudo identificado, desenvolvido, implementado e julgado no processo de trabalho, levando ao aperfeiçoamento e consolidação de extensas competências para a ação profissional.
O desenvolvimento de competências é um processo ativo que é grandemente formado pelos próprios indivíduos. A aprendizagem auto-gerida tem, assim, um papel fulcral. Para além da tradicional formação contínua e medidas de qualificação (por exemplo, seminários), aprender no processo do trabalho, em particular, contribui para o desenvolvimento de competências.
O desenvolvimento de competências no trabalho pressupõe a existência de condições favoráveis à aprendizagem, por exemplo, a existência de liberdade de ação no posto de trabalho e tarefas com problemas que vão para além da atividade rotineira.
O desenvolvimento por competências beneficia tanto a organização quanto os indivíduos. O capital intelectual dos colaboradores passa a ser maior vantagem competitiva para uma organização em relação aos seus concorrentes.
Os indivíduos tem a oportunidade de conciliar seus objetivos com os da organização. O alinhamento entre as estratégias da organização e da gestão de pessoas, define perfis apropriados para atingir os objetivos do negócio.
O mundo atual passa por uma série de transformações e de fato a transição da era industrial (mecanicista e do raciocínio lógico) para uma nova era, mostra não só a necessidade de aperfeiçoamento de habilidades já existentes, mas como principal de desenvolvimento de novas competências.
Para acompanhar estas mudanças é de fundamental importância a aquisição de novas capacitações e conhecimentos, o que significa intensificar a capacidade dos indivíduos