Plano de desenvolvimento de competências
INDIVIDUAIS GENÉRICAS ALINHADO À ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Edson Bündchen 1
Anielson Barbosa da Silva 2
Resumo
Este artigo descreve os resultados de um estudo que buscou propor um Plano de
Desenvolvimento de Competências para uma agência de uma tradicional instituição financeira brasileira a partir da identificação de competências individuais genéricas. O estudo revelou que a Agência necessita desenvolver seis competências: comunicação, produtos e serviços, negociação e vendas, autodesenvolvimento, processos internos e trabalho em equipe. Os resultados da pesquisa, quanto ao nível de domínio, apontam para a priorização das competências de caráter mais técnico. O estudo sugere um plano de desenvolvimento para a busca de melhoria significativa na percepção dos funcionários quanto ao nível de domínio das competências individuais genéricas visando ajudar a organização na implantação de sua estratégia. Palavras-chave: Estratégia. Gestão por Competências. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O atual cenário empresarial tem se deparado com transformações sociais, políticas e econômicas que atingem diretamente a estratégia das organizações e dos profissionais desencadeando o desenvolvimento de novos padrões de comportamento e sinalizando um futuro de incertezas ainda maiores e mais intermitentes.
Nesse ambiente competitivo, as empresas buscam novas e melhores maneiras de responder às crescentes demandas de seus clientes, fornecedores, funcionários, acionistas e sociedade. Posicionamentos diferenciados e modos exclusivos de gerar valor são requeridos a partir de estratégias inovadoras. Nesse contexto, a instituição financeira, objeto deste estudo, vem empregando vigoroso esforço para sustentar sua posição de liderança no mercado financeiro da América Latina. Para tanto, reestruturou-se, investiu maciçamente em novas
1
Mestrando do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração – PMA/UNIVALI. Rua