Desenvolvimento organizacional
A rápida transformação pelas quais passam hoje os mercados está criando novos desafios para a organização. Desafios que envolvem uma mudança comportamental, e basicamente uma forma de educação especializada, orientando o colaborador na assimilação de novos hábitos e praticas de trabalho.
Ao educar de modo permanente o colaborador adquire experiência com um profundo senso de influência social. O treinamento pressupõe reconhecimento e ação no meio onde atuamos – no lar, na escola, no trabalho etc...
O que é: Desenvolvimento Organizacional é uma mudança planejada em qualquer parte do sistemas, sistema concreto (linha de produção) ou sistema de valores (cultura0 de uma organização. As mudanças decorrem da necessidade de modernizar, atualizar, o mundo está mudando a todo instante, é preciso acompanhar a evolução para não ficar em desvantagem.
D.O. considera basicamente quatro variáveis:
1) o meio ambiente, focalizando aspectos como a turbulência ambiental, a explosão do conhecimento, a explosão tecnológica, a explosão das comunicações, o impacto dessas mudanças sobre as instituições e valores sociais, etc.; Tudo isso exige que uma organização reveja seus valores e procedimentos para acompanhar a evolução. Exemplo: Um empresa permanece usando a tradicional comunicação feita pelo correio e não liga para a internet. O que acontecerá com ela?
2) a organização: sofre o impacto da turbulência ambiental, por isso é compelida a criar condições ou mecanismos para escapar dessas forças destrutivas. Ex. se vê compelida a mudar regras que acaba de implantar, ou seja, acaba tendo que flexibilizar ;
3) o grupo social, considerando aspectos de liderança, comunicação, relações interpessoais, conflitos, etc.; Os grupos na empresa também sofrem influências diversas e tal modo a pressionar os indivíduos que não se aderem ao novo valor.
4) o indivíduo: ressalte-se as motivações, atitudes necessidades, etc. Ex: os jovens que entram numa empresa se