Desenvolvimento organizacional
No início dos anos 70 algumas grandes organizações, no Brasil, já falavam essa nova linguagem em sua administração, mas era ainda uma novidade, adotada talvez com alguma hesitação e pouco conhecimento inicial.
Mas à medida que os tempos foram passando e o ritmo e a intensidade das mudanças nas organizações e no Mundo foram se incrementando, o conceito de Desenvolvimento Organizacional foi se divulgando e sendo melhor entendido até que hoje - e cada vez mais – virou tema e preocupação fundamental num grande número de empresas.
Hoje, entende-se que Desenvolvimento Organizacional é um conceito e um processo continuo e permanente de transformar uma empresa e sua “cultura” em uma entidade plástica que deve se amoldar, naturalmente, a um contexto de permanente mutação social, econômica e tecnológica.
Ninguém mais duvida, atualmente, que qualquer empresa precisa conviver bem com um mundo de intensa e continua mutação interna e externa, para alcançar e se manter um sucesso. Mas para que isso aconteça é preciso que esteja continuamente zelando para andar sempre à frente dos acontecimentos e não ser apanhada desprevenida pelas alterações que vão ocorrendo em seu ambiente.
O Desenvolvimento Organizacional se propõe a criar uma empresa continuamente proativa que deva se adaptar rapidamente às mudanças quando elas ocorrerem, mas que também saiba perceber o que virá pela frente e se antecipar ao futuro.
Observa-se, atualmente, que muitas empresas já saíram da teoria e partiram para criar uma área de atuação na organização que tem como função implementar o conceito de Desenvolvimento Organizacional e buscar seus objetivos. Gerentes e Diretores de Desenvolvimento Organizacional já são encontrados em empresas de maior porte, preocupadas com o futuro.
Em verdade, a função principal do Desenvolvimento Organizacional é não deixar a empresa estancar num determinado momento de sua evolução. Zona de Conforto e