Trabalho de Historia
Nome: Isabella Gonçalves Costa
N°18
3°b
Índice
Introdução ....... Pag 3
Regência ............ Pag 4
Primeiro reinado ...... Pag 7
Brasil república....... Pag 8
Conclusão .......... Pag 9
Introdução
O Brasil Imperial tem início em 7 de setembro de 1822 com a proclamação de Independência do Brasil por D. Pedro I. O término deste período é a Proclamação da República, ocorrida no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889. Durante esta época, o Brasil foi governado por dois imperadores: D.Pedro I e D.Pedro ll . Entre os anos de 1831 e 1840, o Brasil foi governado por regentes.
Regência
O Período Regencial é uma época da História do Brasil que quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).
Crise Política
A crise política começou pela disputa pelo controle do governo entre os grupos políticos: Restauradores (defendiam a volta de D. Pedro I ao poder); Moderados (voto só para os ricos e continuação da Monarquia) e Exaltados (queriam reformas para melhorar a vida dos mais necessitados e voto para todas as pessoas).
Regência trina provisoria
Como no dia da abdicação de D. Pedro o Parlamento estava em férias, não tinha no Rio de Janeiro número suficiente de deputados e senadores que pudesse eleger os três regentes. Os poucos parlamentares que se estavam na cidade elegeram, em caráter de emergência, no dia 7 de abril de 1831, a chamada Regência Trina Provisória, formada para conter as revoltas que vinham ocorrendo desde que Dom Pedro I abdicou ao trono do Brasil, além de organizar a eleição da