Desenvolvimento do cérebro
PERÍODO INTRA-UTERINO E PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS
ASSIS
2014
Desenvolvimento do cérebro
O Desenvolvimento do cérebro é um dos primeiros eventos que acontece logo após a concepção, mais especificamente dezesseis dias, com a formação do tubo neural. Logo depois disso há a geração de diferentes células, os neurônios e as células da glia. As células da glia são células auxiliares, elas dão suporte ao funcionamento do sistema neural.
O cérebro é o centro do sistema nervoso, este começa a se desenvolver durante o sexto mês de gestação, esse desenvolvimento do cérebro se origina a partir de uma resposta a sinais químicos liberados pela mesoderme e o notocórdio, uma banda de ectoderme começa a diferenciar-se e dá origem à placa neural, a partir dessa, diferencia-se as pregas neurais e o tubo neural que por sua vez da origem ao SNP e o SNA.
Com seis meses, a maior parte da migração das células imaturas para a sua área de destino está completa e estão prontas para começar a se diferenciar formando os axônios e os dendritos. Assim que a diferenciação acaba as sinapses começam. Alguns, desenvolvem uma camada por cima do axônio chamada bainha de mielina, essa bainha agiliza a os impulsos no neurônio.
Grande parte do desenvolvimento cerebral está sob controle genético, apesar de parte do desenvolvimento é afetado pela exposição a neurotoxinas no período pré-natal como tabagismo e o álcool.
Depois do nascimento, o desenvolvimento cerebral é dependente principalmente de experiências, apesar do controle das sinapses é controlado geneticamente, mas é moldado pelas experiências. O cérebro de uma criança de 1 ano tem muito mais sinapses do que de um adulto, facilitando o aprendizado.
Plasticidade neural e períodos críticos
Os primeiros anos de vida são chamados de períodos críticos, pois maior parte do desenvolvimento cerebral acontece neste período baseado nas experiências durante. O desenvolvimento cerebral