Psicologia
Sentido etimológico da palavra Psicologia
A palavra psicologia deriva da junção de Psychê com Logos. Psychê significa ALMA (algo que anda, que dá movimento, que tem vida, que é o princípio vital) e Logos significa estudo, ciência, razão e discurso. Logo a psicologia trata do estudo da alma como um ser que anda, ou seja, estuda a alma/comportamento dos animais.
Genética
Genética (ciência da hereditariedade) é o termo adaptado por Willian Bateson, para designar o mecanismo através dos quais os caracteres dos progenitores se transmitem aos seus descendentes.
Hereditariedade
Totalidade de características e comportamentos biologicamente transmitidos pelos pais à sua descendência.
Agentes responsáveis pela transmissão genética dos caracteres
Cromossomas – elementos integrantes do núcleo de cada célula, transportadores dos genes enquanto unidades elementares da hereditariedade. Cada espécie tem o mesmo número de cromossomas. Um maior número de cromossomas não implica mais complexidade da espécie.
ADN – abreviatura de ácido desoxirribonucleico, sendo uma molécula complexa formada por subestruturas e fosfatos, bases e açúcares cuja sequência determina toda a informação genética transmitida pelos cromossomas.
Genes – unidades biológicas elementares que contêm informação determinadora da constituição genética do ser vivo.
Componentes e estrutura do ADN
Cada molécula de ADN assemelha-se a uma escada de corda torcida ou a duas cadeias enroladas em hélice (uma dupla hélice).
Os “degraus da escada” são constituídos por quatro substâncias químicas, quatro bases azotas que se ligam duas a duas: adenina com timina e guanina com citosina.
Os lados da escada são constituídos por cadeias de um açúcar (desoxirribose) que alterna com grupos de fosfatos (ácido fosfórico).
A cada conjunto formado por desoxirribose, uma molécula e ácido fosfórico e uma base azotada dá-se o nome de nucleótido (unidade básica do ADN).
Papel dos genes e